Biografia
Ciara Princess Harris (conhecida simplesmente por Ciara), nascida em 25 de outubro de 1985 em Austin, Texas, é uma cantora , compositora , dançarina e atriz americana. Pretendia ser modelo mas a carreira musical foi mais intensa. Ciara também é conhecida como The First Lady Of Crunk & B, e seu outro apelido é Ci-Ci.
Ciara cresceu em bases militares na Alemanha, em Nova York, na California, no Arizona e em Nevada, já que seu pai pertencia às Forças Armadas Norte-Americanas. Ela disse que depois de ver uma perfomance do trio feminino Destiny's Child na televisão, se inspirou a começar uma carreira no mundo da música. Seu principal ídolo é Michael Jackson. Já adolescente, fez parte de um girl group (chamada Hearsay), começou a escrever suas próprias canções, saiu da banda, conseguiu um contrato, e começou a produção de seu primeiro álbum com o renomado produtor musical Jazze Pha.
O primeiro single de Ciara nos Estados Unidos, "Goodies" virou um sucesso instantâneo de vendas e das rádios americanas. A música foi número #1 no Hot 100 por 7 semanas seguidas e recebeu certificado de Platina da RIAA pelas vendas acima de 1 milhão de cópias no território americano. Com as ajudas de Pha, Garrett, e Lil Jon, Ciara lançou seu primeiro álbum, "Goodies" em setembro de 2004. "Goodies" conseguiu altas vendas nos Estados Unidos, na Europa e na Austrália. O álbum vendeu mais de 2,7 milhões de cópias nos Estados Unidos e foi certificado como Platina 3x, e mundialmente vendeu mais de 3,5 milhões de cópias. Seus outros singles, "1, 2 Step" e "Oh" viriam a fazer grande sucesso em vários outros mercados, além do americano e europeu. Ambas as canções foram número #2 no Hot 100 e também certificadas como Platina. O quarto e último single do álbum foi "And I".
"Ciara: The Evolution" é o segundo álbum de estúdio da cantora, lançado em 5 de Dezembro de 2006 na América do Norte por LaFace e Zomba Label Group. Foi lançado no Reino Unido em 9 de abril de 2007 e no Brasil apenas em 30 de maio de 2008. O álbum recebeu críticas favoráveis. Vendeu mais de 338 mil cópias na primeira semana e foi o número #1 na Billboard 200. O álbum foi certificado como Platina nos Estados Unidos, vendeu mais de 1,3 milhão de cópias nos país e cerca de 2 milhões mundialmente. Os singles foram "Get Up" (outro a ficar entre os dez em paradas de músicas) com a participação do rapper Chamillionaire, que fez parte da trilha sonora do filme "Ela Dança, Eu Danço" (de título orginal "Step Up"), "Promise" (o primeiro single de Ciara a entrar ao top vinte sem uma participação especial), "Like a Boy" e "Can't Leave 'Em Alone" com o rapper 50 Cent, que foi o quarto e último single. Todos os singles do álbum tiveram um bom desempenho no Hot 100. Promise foi certificado como Platina pela RIAA, e os demais receberam certificado de Ouro. Ciara também lançou clipe para a música "That's Right". Além disso, Ciara ainda fez participações especias nos álbuns "The Cookbook" de Missy Elliott (na faixa "Lose Control") e "Wanted" de Bow Wow (na faixa "Like You").
Em maio de 2009, Ciara lançou o seu terceiro álbum "Fantasy Ride" tendo como maior sucesso a música "Love Sex Magic" com participação do cantor Justin Timberlake e também a canção " Never Ever" com a participação de Young Jeezy. Ciara também lançou clipe para a música "Work", mais uma parceria com a rapper Missy Elliott. "Fantasy Ride" vendeu 195 mil cópias nos Estados Unidos.
Em dezembro de 2010 Ciara lançou o seu o quarto álbum de estúdio chamado "Basic Instinct", tendo como primeiro single o hit urban "Ride", também como faixa promo a música "Basic Instinct (U Got Me)". A cantora lançou também clipe das canções "Speachless" e "Gimmie Dat". "Basic Instinct" vendeu 116 mil cópias nos Estados Unidos. Até junho de 2010, Ciara já havia vendido mais de 4,3 milhões de álbuns nos Estados Unidos e aproximadamente 7 milhões mundialmente.
Em 2011, Ciara assinou contrato com a gravadora Epic Records. Em fevereiro de 2011, após rumores de que Ciara tinha sido abandonada pela Jive Records, ela lançou um comunicado oficial à sua página do Facebook reclamando de promoção e financiamento inadequado do rótulo. Ela afirmou que recebeu uma falta de apoio da gravadora, e até pagou para a promoção de alguns singles, como "Gimmie Dat". A frustração que sentia ao trabalhar com seus dois últimos álbuns a levou a solicitar que ela fosse liberada de seu contrato. Em maio do mesmo ano, Ciara foi removida do website Jive Records. Em 12 de julho de daquele ano, foi relatado que Ciara reuniu com o LA Reid, a pessoa que assinou com ela para LaFace Records, assinando com a Epic Records.
Em julho de 2013, Ciara lançou o seu quinto álbum de estúdio, auto-intitulado, sendo o primeiro pela Epic Records. O novo álbum debutou na posição #2 na tabela da Billboard 200, vendendo mais de 57 mil cópias na primeira semana no território americano. Os singles lançados até o momento são "Body Party" e "I'm Out", que conta com a participação na rapper Nicki Minaj.
Assinar:
Postagens (Atom)